Para Piaget existem quatro factores fundamentais no desenvolvimento cognitivo: a hereditariedade, a adaptação, os esquemas e o equilíbrio das estruturas cognitivas. A hereditariedade é relevante porque todo o sujeito herda um conjunto de estruturas biológicas que se desenvolvem em contacto com o meio ambiente e que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Da adaptação fazem parte dois processos: a assimilação e a acomodação e são estes que permitem ao indivíduo responder aos desafios do ambiente que o rodeia. Os esquemas correspondem à nossa estrutura básica no que respeita a possíveis respostas perante estímulos exteriores. Quanto ao equilíbrio das estruturas cognitivas, este consiste num processo de auto-regulação interna de modo a regular os equilíbrios com os desequilíbrios.
Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo é um processo dinâmico, que decorre da construção de estruturas de conhecimento através da interacção sujeito-objecto.
Os estádios do desenvolvimento caracterizam as diferentes formas de interacção do indivíduo com a realidade e são quatro. Estes evoluem como uma "espiral", pois o estádio posterior engloba o precedente e aumenta-o. É ainda de salientar que Piaget defende a sequência constante destes estádios.
Estádio sensório-motor (± 0 a 2 anos):
- informação obtida pelos sentidos e pelas acções;
- permanência do objecto;
- acções começam a ter uma lógica.
Estádio pré-operatório (± 2 a 7 anos):
- capacidade em conceber operações;
- desenvolvimento gradual da linguagem;
- desenvolvimento gradual da capacidade simbólica;
- ainda não tem pensamento reversível;
- dificuldade em reflectir sobre problemas que impliquem conservação;
- egocentrismo;
- centração.
Estádio operatório-concreto (± 7 a 12 anos):
- pensamento reversível mas só em situações concretas;
- começa progressivamente a dominar a noção de conservação pela seguinte ordem: substância, peso e volume - começa a compreender-se a identidade (não se tirou/acrescentou), a inversa (uma operação pode ser anulada pela inversa) e reversibilidade;
- classificação e seriação.
Estádio das operações formais (± 12 aos 16 anos):
- raciocínio hipotético-dedutivo:
- concebe hipóteses/explicações possíveis para um problema e faz uma análise dedutiva, o que implica a existência do controle de variáveis, istoe é, manter constante um aspecto do problema variando todos os outros; sistematicamente. Sendo assim, manipular variáveis deixa de ser aleatório.
- para resolver um problema evoca todas as relações e situações causais possíveis entre os elementos, submetendo mais tarde essas relações à experimentação/análise lógica.
- proposições;
- descentração:
- capacidade de tomar o ponto de vista dos outros;
- a sua perspectiva é uma das possíveis.
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